PAZ EM MOCAMBIQUE
Negociações sobre a paz em Moçambique foram adiadas desta
vez a pedido do governo. Segundo nos conta José Manteigas porta-voz da delegação
da Renamo as delegações continuam a
tentar harmonizar a nova proposta dos mediadores internacionais e o pacote de
princípios relativos ao processo de descentralização, no âmbito da exigência do
principal partido da oposição de governar nas províncias onde reivindica
vitória eleitoral, este avança ainda que esforços estão a ser feitos para encontrar consensos dentro
do prazo previsto.
A delegação da Renamo que parece não ter sido informada
acerca do adiamento das negociações da paz, afirma através do seu porta-voz que
a delegação daquele partido político esteve no local de encontro e deparou-se
com o cenário vazio da sala de negociações. Esta seria a primeira reunião de
toda a comissão mista das negociações de paz em Moçambique desta fase do
diálogo, na medida em que nas sessões anteriores os mediadores privilegiaram
encontros bilaterais com as partes. É sabido por todos que as conversações na
mesa de negociações visam enaltecer a paz em Moçambique e além da exigência da
Renamo de governar em seis províncias e da cessação imediata dos confrontos, a
agenda do processo de negociação integra a despartidarização das Forças de
Defesa e Segurança, incluindo na polícia e nos serviços de informação do
Estado, e o desarmamento do braço armado da Renamo e sua reintegração na vida
civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário