terça-feira, 29 de novembro de 2016

pesca illegal em mocambique



Pesca Ilegal em Moçambique

A pesca ilegal em Moçambique já causou buracos nos cofres do Estado pois segundo nos conta Leonild Chimarizene o director de Operações do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, o país perde cerca de 57 milhões de dólares devido à pesca ilegal e outras práticas nocivas, devido à inexistência de uma fiscalização marítima efectiva ao longo dos cerca de 2800 quilómetros de linha de costa, este vai mais longe ao afirmar que Moçambique difere da maior parte dos países costeiros pois permite a atracação dos navios em qualquer porto, “o que significa que temos de ter fiscais ao longo de toda a costa.”
A fiscalização das águas pesqueiras já começou e o exemplo concreto disso é o Conselho Comunitário de Pesca da zona da Costa do Sol, na cidade de Maputo que faz uma auto-fiscalização de todos os pescadores daquela área e pode denunciar quem quer que seja que tente pescar ilegalmente
A ilegalidade nas águas marinhas não se refere só a pesca ilegal mas também ao transporte de passageiros que entram ilegalmente no nosso país através do oceano Índico, trazendo consigo produtos que não passam da inspecção alfandegária e alguns chegam até a pescar a fauna protegida.


O director de Operações do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas Leonid Chimarizene mencionou também como problemas os barcos de recreio que afluem à costa, maioritariamente da África do Sul, bem como outras embarcações de recreio, com grande autonomia, que navegam para zonas proibidas, onde caçam e pescam fauna protegida, entre outras actividades, este afirma ainda que o outro cenário que concorre para o agravamento das perdas está relacionado com o facto dos pescadores ilegais recorrerem ao uso de métodos não recomendáveis e, em alguns casos, ao abandono de artes de pesca no mar, o que é bastante comum na pesca artesanal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

CRISE ECONÓMICA ENCERRA MAIS DE 141 EMPRESAS EM MANICA

– A crise que se faz sentir no país já criou danos irreparáveis as empresas tanto privadas assim como públicas. Só em Manica no cent...