Celebra-se hoje em todo o mundo o Dia Mundial de Luta Contra a
HIV/Sida
A cada dia 1 de Dezembro celebra-se em todo o mundo o dia mundial da luta
contra o HIV/SIDA e No âmbito do deste dia, a ONU lança campanha contra a
discriminação no local de trabalho.
“Actualmente, devemos trabalhar todos juntos, governos, empregadores e
organizações de trabalhadores – membros da Organização Internacional do
Trabalho (OIT) – e outras partes interessadas, e comprometermo-nos a proteger os
direitos humanos das pessoas que vivem com o VIH, para que estas possam
beneficiar de um trabalho produtivo e viver com dignidade”, afirmou o Director
Geral da OIT, Guy Ryder, no lançamento da campanha em Genebra.
Este Dia Mundial foi lançado em 1988 e foi o primeiro dia global dedicado à
saúde. A Organização Mundial de Saúde declarou que os objectivos da campanha se
afiguram difíceis, mas são alcançáveis. Embora 2,5 milhões de pessoas tenham
contraído o VIH no ano passado e cerca de 1,7 milhões tenham morrido em
consequência deste, estes números representam menos 700.000 novas infecções em
todo o mundo do que há dez anos, e menos 600.000 do que em 2005. Grande parte
do progresso alcançado é
Actualmente, oito milhões de pessoas nos países de baixo e médio rendimento
têm acesso aos tratamentos de que necessitam. Estes medicamentos reduzem a
quantidade de vírus no sangue, aumentando as possibilidades de os portadores
permanecerem saudáveis, e reduzem o risco de que estes transmitam o vírus a
outras pessoas. “Muitos países enfrentam dificuldades económicas, no entanto a
maioria está a conseguir continuar a expandir o acesso aos medicamentos
antiretrovirais”, afirmou o Director do Departamento de VIH da Organização
Mundial de Saúde, Gottfried Hirnschall. “O desafio agora é assegurar que o
progresso global acontece a todos os níveis e em todos os lugares, para que as
pessoas, onde quer que vivam, possam obter os terapêuticos antiretrovirais
quando necessitam”.
De acordo com a OIT, mais de 30 milhões de pessoas portadoras de VIH em
idade activa ainda lidam com elevados níveis de discriminação, o que limita ou
impede o seu acesso ao emprego. Os jovens em idade activa representam 40% das
novas infecções por VIH que ocorrem anualmente em todo o mundo.
A campanha “Chegar a Zero no trabalho”, lançada dias antes do Dia Mundial
de Luta Contra a Sida, pretende promover as recomendações da OIT sobre o VIH e
a Sida no local de trabalho, recomendações que se referem à promoção dos
direitos humanos, segurança no emprego e um melhor acesso à prevenção do VIH,
tratamento e serviços de assistência e apoio no âmbito do local de trabalho.
“O objectivo mais desafiante é atingir zero discriminação”, afirmou o
Director da ONUSIDA, Luiz Loures, afirmando que os esforços da OIT são cruciais
para uma resposta efectiva ao VIH."O local de trabalho é o local mais
eficaz para proteger os direitos humanos dos trabalhadores e garantir um
ambiente seguro e favorável para as pessoas portadoras ou afectadas pelo
VIH".
O tema do Dia Mundial de Luta Contra a Sida de 2016 é "Aceda aos
Direitos de Equidade Agora". Em 2015 o acesso ao tratamento da SIDA
atingiu 15 milhões de pessoas, mas mais de 60% das pessoas com VIH continuam
sem acesso à terapia anti-retroviral. O objetivo é chamar a atenção para as
pessoas que ficam para trás neste acesso, como jovens, pessoas transgénero,
homossexuais e pessoas que consomem drogas. A SIDA ou VIH (Vírus da
Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30
milhões de pessoas em todo o mundo. África é o continente onde a SIDA tem feito
mais vítimas. No final de 2013 contavam-se cerca de 35 milhões de pessoas com a
doença e 7.500 novos casos por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário