quarta-feira, 31 de maio de 2017

Donald Trump Retira EUA do Acordo de Paris



Imprensa americana avança que Donald Trump vai retirar EUA do Acordo de Paris

O Presidente dos Estados Unidos da America Donald Trump tinha antecipado que tomaria dentro de dias a decisão "final" sobre se os Estados Unidos devem continuar a fazer parte do Acordo de Paris, numa mensagem que colocou na rede social Twitter enquanto participava na cimeira de líderes do G7 na cidade italiana de Taormina (Sicília), no final da semana passada.
Durante a campanha eleitoral, Trump criticou o Acordo de Paris e questionou as mudanças climáticas, um fenómeno que descreveu como "invenção" dos chineses, e já como Presidente decidiu iniciar um processo para verificar se os EUA deviam continuar como parte daquele o acordo.
Apesar da pressão do Presidente francês, Emmanuel Macron, e da chanceler alemã, Angela Merkel, a declaração final da cimeira do G7 reconheceu que os Estados Unidos "não estão em condições de chegar a um consenso" sobre a luta contra as alterações climáticas.
Nessa declaração, os membros do G7, com excepção dos EUA, reiteraram o compromisso em aplicar rapidamente o acordo de Paris, adoptado em Dezembro de 2015 por 195 países, incluindo Moçambique.
No final da reunião, a chanceler alemão criticou a posição de Washington dizendo: "Aqui está uma situação em que somos seis, sete se incluirmos a União Europeia, contra um (...) Isto significa que não há sinal até agora de que os Estados Unidos continuem ou não no acordo de Paris".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

CRISE ECONÓMICA ENCERRA MAIS DE 141 EMPRESAS EM MANICA

– A crise que se faz sentir no país já criou danos irreparáveis as empresas tanto privadas assim como públicas. Só em Manica no cent...