Imprensa
americana avança que Donald Trump vai retirar EUA do Acordo de Paris
O Presidente
dos Estados Unidos da America Donald Trump tinha antecipado que tomaria dentro
de dias a decisão "final" sobre se os Estados Unidos devem continuar
a fazer parte do Acordo de Paris, numa mensagem que colocou na rede social
Twitter enquanto participava na cimeira de líderes do G7 na cidade italiana de
Taormina (Sicília), no final da semana passada.
Durante a
campanha eleitoral, Trump criticou o Acordo de Paris e questionou as mudanças
climáticas, um fenómeno que descreveu como "invenção" dos chineses, e
já como Presidente decidiu iniciar um processo para verificar se os EUA deviam
continuar como parte daquele o acordo.
Apesar da
pressão do Presidente francês, Emmanuel Macron, e da chanceler alemã, Angela
Merkel, a declaração final da cimeira do G7 reconheceu que os Estados Unidos
"não estão em condições de chegar a um consenso" sobre a luta contra
as alterações climáticas.
Nessa
declaração, os membros do G7, com excepção dos EUA, reiteraram o compromisso em
aplicar rapidamente o acordo de Paris, adoptado em Dezembro de 2015 por 195
países, incluindo Moçambique.
No final da
reunião, a chanceler alemão criticou a posição de Washington dizendo:
"Aqui está uma situação em que somos seis, sete se incluirmos a União
Europeia, contra um (...) Isto significa que não há sinal até agora de que os
Estados Unidos continuem ou não no acordo de Paris".

Nenhum comentário:
Postar um comentário