Metade do orçamento da
requalificação das vilas e cidades em Moçambique é gasto em indemnizações.
O desenvolvimento
tem as vantagens inquestionáveis em qualquer canto do mundo pois com ele surgem
as vilas, as cidades e ou infra-estruturas de grande investimentos. Mas mediante
a isso, podemos verificar que este desenvolvimento traz consigo desvantagens
quer para os cofres do Estado assim como para o cidadão que antes do
desenvolvimento já se fazia naquele lugar ou por outra, o mesmo tinha aquele lugar
como fonte de rendimento e ou como também espaço de lazer. Quando surge o
desenvolvimento, estas famílias que tinham aquele espaço como seu lugar de
estadia, são afastadas, algumas indemnizadas, algumas recebem promessas de indemnização
mas nunca recebem a justa indemnização como tal, este facto verifica-se em
tantos lugares do mundo com mais destaque em países africanos com baixo nível
de desenvolvimento, países em que a corrupção tomou conta dos mesmos e que graças
a isso estão na linha da pobreza, como é o caso de Moçambique. Embora não esteja
de acordo com a pesquisa feita e que da conta que Moçambique é um dos países
mais pobres do mundo pois este apresenta características de riqueza, tem tudo
quanto os tantos outros países considerados estáveis talvez ricos tem, falo
concretamente das riquezas naturais que este país possui, recursos que
enriquecem os outros países e empobrecem o nosso Moçambique, dia pôs dia são exportados
toros de madeira para China que é um países mais ricos do mundo e ajudando o
mesmo a enriquecer cada vez mais e a empobrecer o nosso país.
A questão que
fica no ar é:
Será
que Moçambique está abaixo da linha da pobreza?

Nenhum comentário:
Postar um comentário