“Trégua por tempo indeterminado vai vigorar até à
descentralização e reintegração dos homens da Renamo”-PR
Em resposta aos
partidos extra-parlamentares no encontro que serviu para agradecer o apoio
demonstrado, sexta-feira, com a aprovação pela oposição, da moção de saudação
ao Presidente da República e ao Líder da Renamo pelos esforços empreendidos em
prol da paz efectiva no país, o Presidente da República de Moçambique, Filipe
Jacinto Nyusi, disse na capital do país que
a trégua por tempo indeterminado, vai vigorar até ao desfecho do processo da
descentralização e reintegração dos homens armados da Renamo.
“Implicar para ser uma coisa que não se chama
trégua, implicaria um cessar-fogo, assinar isto ou aquilo e este processo todo,
terá que ser desencadeado mas eu não voltei para trás porque há uma parte que
vocês já dominam. Existem duas comissões que estão a trabalhar; uma está a
discutir assuntos de descentralização e a outra comissão está a trabalhar no
assunto militar. Esses grupos é que vão trazer consensos que fecham o processo.
Enquanto não fecharmos, o que dissemos com o presidente Dlhakama é que não há
tiro nenhum, para permitir que esses grupos discutam. O grande segredo nisto, é
continuarmos a construir confiança entre nós; eu não desconfiar o que ele diz e
ele não desconfiar o que eu digo. Nós como representantes do Governo, eu no meu
caso, essa confiança há-de ser fundamental”, afirmou o
Presidente Filipe Nyusi.

Nenhum comentário:
Postar um comentário