RECURSOS
NATURAIS NO PAIS
Segundo disse a
ministra dos Recursos Minerais e Energia, o governo da Republica de Moçambique aguarda
com grande expectativa que se tome a decisão final de investimento em 2017 no
que concerne projectos de gás da bacia do Rovuma, esta disse ainda conferência
internacional sobre o gás, que se iniciou em Maputo o que passamos a citar:
"Fazemos
votos para que os concessionários alcancem a decisão final de investimento em
2017", afirmou Letícia da Silva Klemens, durante a "Mozambique Gas
Summit" Fim de citação.
A ministra dos
Recursos Minerais e Energia de Moçambique felicitou Governo moçambicano ao
saber que o mesmo irá avançar com o investimento no progresso do projecto de
gás natural na Área 4 da bacia do Rovuma no norte do país através da
petrolífera italiana ENI , aguardando assim o posicionamento da empresa portuguesa Galp dos outros parceiros que
fazem parte deste consórcio.
Neste contexto a
ministra Letícia Klemens expôs ao
governo que espera finalizar os contratos com a empresa Anadarko liderada pelos
norte-americanos, para a criação de condições de desenvolvimento do projecto empresa
esta que também faz parte do consórcio a mesma que vai explorar o gás natural
da Área 1 da Bacia do Rovuma. A ministra declarou ainda que espera pelo início do
cumprimento do plano de progresso do projecto, assim que a discussão dos
contratos em curso com o governo estiver concluída.
A ministra refere que
Moçambique é um país muito procurado pelos investidores apesar do sector petrolífero
estar a atravessar uma fase complicada e acrescenta ainda que a corrida que se averiguou no quinto concurso
de licitação de blocos de pesquisa de hidrocarbonetos lançado no ano de 2014
pelas autoridades moçambicanas como exemplo do interesse das multinacionais
petrolíferas pelo país foi ganho pelos consórcios liderados pelas companhias
norte-americana Exxon Mobil e russa Rosnef.
Nenhum comentário:
Postar um comentário