quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Corrupcao nas LAM


Corrupção nas Linhas Aéreas de Moçambique (LAM)
Carlos Mesquita ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique afirmou perante a imprensa ontem 07 de Dezembro que o caso de corrupção LAM- Embraer está já nas mãos da (PGR), Procuradoria-Geral da República mais ou seja no Gabinete Central de Combate a Corrupção (GCCC)., ainda perante este caso, o ministro disse a nossa redacção o que passamos a citar:
“Neste momento, o assunto está a seguir os seus trâmites. Houve o anúncio que foi feito pelas redes sociais, mas este caso sob ponto de vista da Embraer aqui em Moçambique está a cargo do Gabinete Anticorrupção. Portanto, esperemos que eles analisem e depois vão dizer a decisão final” afirmou isso em reacção ao documento publicado pelo Ministério Público Federal do Brasil ao denunciar nomes de personalidades moçambicanas, que estão aglomerados num esquema de pagamentos ilegais pela empresa brasileira Embraer no processo de compra de dois aviões, pelas Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), este documento junta-se ao outro também publicado pela justiça norte-americana, que relatava uma investigação sobre pagamentos ilegais feitos pela empresa de fabrico de aviões brasileira, Embraer, a executivos de companhias de Moçambique, República Dominicana e Arábia Saudita e Índia.
Sabe-se que este documento relata casos de corrupção na venda das aeronaves da embraer para as linhas aéreas de Moçambique LAM, é de salientar que a Embraer vendeu dois aviões ao valor de 32 milhões de dólares cada aviões estes estimados em cerca de 50 a 80 mil dólares de comissão a executivos da LAM. O embolso da comissão, estava a ser negociado por Mateus Zimba, que na altura da compra das aeronaves ocupava o  cargo de director da Sasol Moçambique, e que se colocou como consultor, nove meses depois do acordo de venda das aeronaves à LAM ter sido assinado, sabe-se que neste caso, as comissões propostas pela Embraer foram rejeitadas segundo explica o documento e o negócio das aeronaves foi feito por José Veigas o então PCA da LAM  e pelo Luiz Fuchs da Embraer.
Teodoro Waty afirma que . “Os jornais não são um tribunal, não tenho provas de que o que se diz é verdade. Confio no meu antecessor. Enquanto estive lá, não vi indícios do que foi noticiado. O melhor é aguardar que ele se pronuncie e sejam apresentadas provas” cabe à justiça esclarecer o caso.
A operação da compra das aeronaves como já havíamos referido noutra matéria publicada neste blogg que, o preço de cada aeronave subiu de 32 milhões de dólares para 32 milhões e 690 mil dólares, para não responsabilizar os lucros da Embraer e abonar a comissão de 800 mil dólares, para o efeito, Mateus Zimba criou a empresa Xihivele, Consultoria e Serviços, Limitada. Esta empresa foi criada em São Tomé e Príncipe e assinou um contrato de representação comercial para venda de duas aeronaves E-190, apenas para a LAM, e o contrato dizia que a promoção de vendas havia iniciado em Março de 2008.
A ordem de pagamento foi através da emissão de facturas para a Embraer no valor de 400 mil dólares cada tendo sido uma delas paga através de transferência de uma conta do Citibank nos Estados Unidos da América, para o banco internacional de São Tomé e Príncipe, para crédito numa conta na caixa geral de depósitos em Portugal e outra paga directamente em Portugal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

CRISE ECONÓMICA ENCERRA MAIS DE 141 EMPRESAS EM MANICA

– A crise que se faz sentir no país já criou danos irreparáveis as empresas tanto privadas assim como públicas. Só em Manica no cent...