Donald Trump anunciou a saída dos Estados Unidos do Acordo
de Paris relativo às alterações climáticas.
Donald Trump começou por dizer numa conferência de imprensa
no jardim da Casa Branca que está a cumprir uma a uma todas as promessas que
fez aos americanos durante sua campanha eleitoral. De seguida deixou críticas
ao Acordo assinado em Paris. Trump também não poupou nas críticas aos países
que assinaram o Acordo e que na sua opinião queriam penalizar os Estados
Unidos.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou, na
passada sexta-feira, a saída do país do Acordo de Paris, relativo às alterações
climáticas, escreve a imprensa internacional. A decisão já era esperada, pois,
a Casa Branca já teria informado aos membros do Congresso desta decisão do
Presidente norte-americano.
" O Acordo não tem tanto a ver com o ambiente, mas sim
com outros países ganharem um vantagem económica sobre os Estados Unidos, o que
colocaria o nosso país numa situação economicamente muito desvantajosa, disse
Trump.
Apesar da renúncia ao Acordo o Presidente norte-americano
não fechou a porta a possibilidades de renegociação sobre Acordo de Paris.
"Vamos sair mas começaremos a negociar. E
vamos ver se conseguimos negociar um acordo melhor, se conseguirmos excelente.
Se não conseguirmos, tudo bem na mesma", esclareceu Trump.
A posição de Trump sobre o aquecimento global e as
alterações climáticas já era conhecida e o Presidente norte-americano até
admite que o aquecimento global não passa de uma “invenção” por parte da China.
As reacções não tardaram. Vários líderes mundiais começaram
a manifestar sua preocupação com a decisão de Trump tendo considerado o acto
como um atentado ao meio ambiente. Por outro lado, movimentos ambientalistas e
amigos do ambiente tem realizado protestos contra a decisão de Trump de não
assinar o acordo de país que visa regular emissão de poluente sobretudo entre os
países mais industrializados do mundo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário