Mediadores emitem sinais de confiança sobre
descentralização
A mais uma ronda do diálogo entre as delegações da Renamo e do Governo que
durou cerca de duas horas ontem, os mediadores manifestam o seu engajamento
para encontrar a melhor solução para o fim da instabilidade política do país O
pacote legislativo para a descentralização continua um assunto preponderante,
volvidos cerca de dois meses de discussão, os consensos tardam a sair, para
acelerar o acordo há muito esperado, foi criada, última quarta-feira, uma nova
equipa para discutir o processo.
Jacinto Veloso chefe da delegação do Governo,falou na ultima quarta-feira
que a ideia da criação do grupo foi
acordado pelas partes. “Trata-se de um
grupo de trabalho flexível, pequeno e competente, mas capaz de elaborar, num
tempo mais curto possível, a filosofia e os princípios que devem ser observados
na elaboração da legislação sobre a descentralização de Moçambique” acrescentou
VELOSO
Na sessão de ontem 08 de Dezembro, conveio ao Quett Masire antigo
presidente do Botswana , o papel de porta-voz dos mediadores. “É com satisfação que vos comunicamos que
continuamos engajados para uma discussão útil e produtiva. Ainda não atingimos
o fim da jornada e vamos continuar amanhã (hoje)”, declarou Quett
Masire .
Apesar da aparente lentidão do processo de negociação sobre o pacote
legislativo para a descentralização, os discursos das partes dão indicações de
que se trata de um processo irreversível quando falta pouco mais de uma semana
para o fim das sessões parlamentares deste ano, a convicção de ver a legislação
sobre a descentralização ser discutida este ano é cada vez menor.

Nenhum comentário:
Postar um comentário