Demorou para ser verdade, o governo tem vindo a enfrentar dificuldades no
pagamento de salários na função pública e desta vez decidiu optar por medidas
drásticas que poderão prejudicar algumas classes. O décimo terceiro tem
aliviado algumas famílias com renda baixa mais a encher bolsos dos que fazem
parte da renda mais alta em Moçambique. Para aliviar a pressão sobre o Estado,
o governo decidiu cortar o décimo terceiro para todos funcionários da função
pública, A informação foi avançada em conferência de imprensa convocada pelo
ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, na tarde de hoje. O
Governante justificou a medida pelo aperto orçamental que o país enfrenta com a
interrupção da ajuda externa e diz que contribuirá para aliviar a pressão sobre
o Estado nesta altura.
É justo pois o Estado gasta até cinco biliões de meticais com o pagamento
do décimo terceiro salário. Se tivesse de pagar 50% do valor a todos, gastaria
três biliões de meticais, mas a exclusão dos que exercem cargos importantes
leva a que pague 2.4 biliões de meticais.
Quital se o Estado suspendesse tanta mordomia dos deputados, ministros…que
gastam demasiado dinheiro em besteiras que não ajudam em nada o nosso país? Se o
carro do deputado, ministro é custeado pelo Estado, as casas também pelo Estado…
para que fim serve o salário que o Estado paga para estes? O nosso país está
atravessando uma das mais defíceis fases da história por motivos que todos nós
sabemos e conhecemos os causadores dos mesmos mas mesmo assim nada é feito,
mantemo-nos de boca fechada e de mãos cruzadas…quando é que haverá justiça
neste país?
O nosso país está sendo mal visto em todo mundo e hoje vem nos dizer que
cortar o décimo terceiro aos pobres funcionários que dependem deste para
sustentarem as suas famílias vai aliviar a pressão sobre o Estado, é só isso
que viram até então?
O que custa tomar medidas que irão por de verdade este país a andar?

Nenhum comentário:
Postar um comentário